Introdução
Apache Maven é um projeto de software e ferramentas de compreensão. Baseado no conceito de um Project Object Model (POM), o Maven pode gerenciar um projeto da construção, elaboração de relatórios e documentação a partir de uma peça central de informações. Maven pode fazer mais do que apenas construir software – mas pode ajudar com os testes, executar aplicações web e produzir relatórios sobre os projetos, bem como qualquer número de outras tarefas previstas pelo plug-ins. Esta documentação é para aqueles que têm o código fonte num projeto que deseja usar com o Maven, e gostaria de saber como usar Maven para construí-lo (ou executar outras tarefas comuns). Essa documentação é útil para novos usuários Maven. Download
Instalação do Maven
Maven é um aplicativo Java, então você deve ter necessariamente o Java instalado no seu ambiente. Instale (unzip) num diretório de sua preferência (eu gosto /opt). Após a instalação, e colocar o ${maven}/bin no path, crie a variável de ambiente M2_HOME apontando pro Maven.
set M2_HOME=c:\Java\apache-maven-3.0.2 set PATH=%M2_HOME%\bin;%PATH%
ou
export M2_HOME=/opt/apache-maven-3.0.2 PATH=$M2_HOME/bin:$PATH
Para testar, use o comando abaixo numa console:
mvn --version
Ela deve imprimir a sua versão do Maven, por exemplo:
Apache Maven 3.0 (r1004208; 2010-10-04 08:50:56-0300) Java version: 1.6.0_23 Java home: /opt/jdk1.6.0_23/jre Default locale: pt_BR, platform encoding: UTF-8 OS name: "linux" version: "2.6.35-25-generic-pae" arch: "i386" Family: "unix"
Configurando o Maven
Por default o Maven será executado com padrões sensíveis pré-configurados, sendo assim você pode ir rodando direto. No entanto, se você estiver operando em um ambiente restrito ou atrás de um firewall, talvez seja necessário preparar-se para executar o Maven, uma vez que requer acesso de gravação para o diretório home: a) ~/.m2 no Linux e Mac OS X b) C:\Documents and Settings\username\.m2 no Windows) e acesso à rede para baixar as dependências binárias (maven repo).
A Configuração do Maven ocorre em três níveis
Projeto – configuração mais estática ocorre no pom.xml do projeto
Instalação – esta configuração é adicionada uma única vez para uma instalação Maven
Usuário – esta é a configuração específica para um determinado usuário A separação é muito clara – o projeto define a informação que se aplica ao projeto, não importa quem está construindo, enquanto as outras duas definições, para o ambiente atual.
Nota: a instalação e configuração do usuário não podem ser usados para adicionar informações sobre o projeto compartilhado, como por exemplo, a criação, ou para toda a empresa. Para isso, você deve ter em seus projetos uma forma de herdar de um projeto pai, um pom.xml para toda a empresa. Você pode especificar a configuração de usuário em ${user.home}/.m2/settings.xml. A referência completa para o arquivo de configuração está disponível aqui. Esta seção irá mostrar como fazer algumas pequenas configurações comuns. Observe que o arquivo não é necessário, nesse caso, a configuração padrão será utilizada se não esse não for encontrado.
O POM
O arquivo pom.xml é o núcleo de uma configuração do projeto no Maven. É o único arquivo de configuração que contém a maioria das informações necessárias para construir um projeto no jeito que você quer. O POM é enorme e pode ser assustador em sua complexidade, mas não é necessário entender todos os meandros, apenas usá-lo eficazmente. O POM do projeto é:
<project
xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance" xsi:schemalocation="http://maven.apache.org/POM/4.0.0 http://maven.apache.org/xsd/maven-4.0.0.xsd"> <modelversion>4.0.0</modelversion> <groupid>com.mycompany.app</groupid> <artifactid>my-app</artifactid> <packaging>jar</packaging> <version>1.0-SNAPSHOT</version> Maven Quick Start Archetype <url>http://maven.apache.org</url> <dependencies> <dependency> <groupid>junit</groupid> <artifactid>junit</artifactid> <version>3.8.1</version> <scope>test</scope> </dependency> </dependencies> </project>